Vale do Ribeira vive momento histórico com Plano Estratégico de Desenvolvimento

porCodivar

Vale do Ribeira vive momento histórico com Plano Estratégico de Desenvolvimento

Barra do Turvo recebeu na última sexta-feira (23) a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). A reunião aconteceu em conjunto com a Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONSAÚDE). O encontro teve a participação especial do secretário de Relações Institucionais da Presidência da República Marcelo Barbieri.

Um dos destaques da reunião foi a aprovação da adesão do município de Ribeirão Grande ao quadro associativo do CODIVAR. O presidente do consórcio Marco Aurélio deu boas-vindas à prefeita Eliana dos Santos Silva, presente na assembleia. “É com grande satisfação que aprovamos o ingresso de Ribeirão Grande ao nosso colegiado. Que a nossa experiência possa resultar em grandes avanços e conquistas ao povo ribeirão-grandense, assim como a chegada do município irá fortalecer a representatividade do consórcio”.

Convidado especial do encontro, Marcelo Barbieri, que também ocupa a vice-presidência da Associação dos Municípios Paulistas (APM), falou sobre as ações do Governo Federal em toda a região e anunciou a liberação de recursos para a execução de programas da União em diferentes setores.

Barbieri orientou os prefeitos com relação às demandas e pendências dos municípios junto ao Governo Federal e propôs a adoção de medidas para fortalecer a representatividade dos consórcios. Também reforçou o convite aos chefes de Executivo a participarem do 62º Congresso Estadual de Municípios, que acontecerá em Santos de 2 a 7 de abril.

Outro item pautado foi a assinatura do convênio de cooperação técnica com o Instituto JUS para a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Ribeira e Litoral Sul 2018/2027, que será desenvolvido pelo consórcio em parceria com o especialista em gestão de políticas públicas Sinoel Batista e com apoio do ex-presidente do Codivar e ex-prefeito de Ilha Comprida Décio Ventura (2009-2016), que coordenou a execução de estudo semelhante no início da década de 2000.

Participaram da Assembleia os prefeitos Luciano Polackzec (Apiaí), Lucival Cordeiro (Cajati), Renato Soares (Juquiá), Geraldino Jr (Ilha Comprida), Janete Sarti (Barra do Chapéu), Eliana dos Santos Silva (Ribeirão Grande), Jeferson Luiz Martins (Barra do Turvo), Wilson de Almeida (Iguape), Gabriel Rosa (Cananeia), Ezigomar Pessoa (Miracatu), Durval Adélio Morais (Eldorado), Dean Alves (Sete Barras) e Frederico Batista (Itaóca).

Estiveram presentes o vice-prefeito de Pariquera-Açu Wagner Costa e representando o Parlamento CODIVAR/UVESP Marcos Melhado.

Sobre o Autor

Codivar administrator

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Instagram