Na semana passada através de uma Parceria entre o CODIVAR E O CONSAÚDE a região recebeu a Usina de RCC (Resíduos de Construção Civil) que beneficiará os municípios dos dois Consórcios, a Usina Móvel de Tratamento de Resíduos da Construção Civil é um equipamento concedido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e Meio Ambiente – SIMA com repasse do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, com valor estimado em R$ 3.232.500,00 A unidade irá contemplar os 27 municípios do CODIVAR e tem capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas de resíduos por hora, transformando-o em brita que será aproveitada pelas prefeituras para recuperação de estradas rurais, ruas, guias e sarjetas da cidade.
Dados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), versão revisada em 2020, apontam que 74,2 mil toneladas de RCC são gerados diariamente em território paulista, representando mais de 50% de todos os resíduos sólidos urbanos coletados no estado. Deste total, menos da metade são reciclados, o que demonstra a importância do equipamento para conter este passivo ambiental dentro dos nossos municípios.
Todas as tratativas foram conduzidas pela Câmara Técnica de Meio Ambiente do CODIVAR e a SIMA, mas devido a questões de ordem estatutária direcionou-se a celebração ao Consaúde que é composto por grande parte dos municípios do CODIVAR demonstrando a União dos Consórcios.
O plano de trabalho e logística será realizado por integrantes da CT de Meio Ambiente do CODIVAR e Técnicos do CONSAÚDE que nesta semana viajarão para o Consórcio CIVAP em uma visita técnica com foco na Usina.
Em visita ao Vale do Ribeira o Governador do Estado de São Paulo recebeu agradecimentos pela parceria e salientou a importância das SOLUÇÕES CONSORCIADAS.
Para o Presidente do CODIVAR e Prefeito de Sete Barras, ¨A Usina trará grande benefício para os municípios na questão de material para manutenção das estradas e preservação do Meio Ambiente¨.
O Superintendente do CODIVAR Newton Sióia salientou: ¨É mais uma SOLUÇÃO CONSORCIADA contemplando nossa região, nenhum município individualmente se enquadrava no convênio mas quando juntamos todos os municípios no Consórcio ganhamos escala e nos habilitamos¨.
Sobre o Autor