Programa de Regionalização do Turismo Ilha Comprida

porCodivar

Programa de Regionalização do Turismo Ilha Comprida

Na última sexta-feira (2), o CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul), em parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, realizou mais um encontro do Programa de Regionalização do Turismo, com a presença de representantes da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo (SETUR). 
O evento teve objetivo de integrar municípios para fomentar o turismo na região e, ao todo, 92 inscritos participaram do encontro. A ocasião contou com a presença da interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Ana Carolina de Souza e a Assessora Técnica responsável pela área de Promoção e Publicidade da SETUR, Fernanda Chiavone. 
Também estiveram presentes no evento representantes do trade turístico, bem como autoridades municipais da região, o presidente do CODIVAR e Prefeito de Miracatu, Ezigomar Pessoa, o superintendente do CODIVAR, Wilber Rossini e os prefeitos: Geraldino Barbosa (Ilha Comprida), Wagner Costa (Vice-prefeito de Pariquera-Açu) e Frederico Dias (Itaóca). 
“Nos planos regionais de turismo, construídos pelo CODIVAR, nós identificamos que o grande problema do Vale do Ribeira é a falta de infraestrutura de acesso, principalmente com a péssima qualidade das estradas estaduais, que atravessam a região e ligam todos os parques estaduais voltados ao turismo e não tem acesso por problema de transporte, além do problema de comunicação, pois esses lugares não possuem sinal de telefone e internet”, declarou Wilber Rossini.
A interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Ana Carolina de Souza, palestrou sobre a Regionalização do Turismo como Política de Estruturação, Desenvolvimento e Promoção de Destinos Turísticos. Foram discutidos os eixos de atuação, a política federal de estruturação, desenvolvimento e promoção de destinos turísticos de forma descentralizada por regiões.
“O Vale do Ribeira é uma região muito rica em recursos e atrativos turísticos e necessita de um contato mais próximo da Secretaria de Turismo. É interessante fomentar o trade turístico e trazer novas ideias e iniciativas, além de repensar o que realmente é o Vale das Oportunidades”, declarou Ana Carolina de Souza.
Também foi tratada a implantação e dificuldades do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) que, entre outras atribuições, transfere recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.
A Assessora Técnica, Fernanda Chiavone, apresentou alguns programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Turismo. Em relação ao turismo na região, a Assessora Técnica ouviu ideias e opiniões do público presente. “É muito importante este encontro, precisamos ouvir todos os problemas, coisas boas e o que tiver incomodando no dia a dia, porque por mais que a gente venha e conheça, só quem vive na região consegue passar isso melhor. Queremos contribuir, a intenção é fomentar o turismo e contribuir para o crescimento dele”, declarou Fernanda Chiavone.
A interlocutora da Região Turística LAGAMAR, Thayssa Maluff, abordou sobre a região, que pertence às últimas remanescentes da Mata Atlântica, o maior berçário de vida marinha do planeta, o principal ponto de biodiversidade do mundo e é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
O potencial competitivo das Cavernas da Mata Atlântica foi exposto pelo interlocutor da Região Turística Cavernas da Mata Atlântica, Vander de Andrade Junior. Os inúmeros atrativos naturais da região, como a Caverna do Diabo, Cachoeira do Meu Deus, PETAR, comunidades quilombolas e tradicionais, esportes de aventura, ecoturismo e turismo pedagógico foram tratados.
Já alguns pontos turísticos de cidades que compõem os Caminhos da Mata Atlântica foram apresentados pelo interlocutor Suplente da Região Turística Caminhos da Mata Atlântica, Leandro Mazera, além de algumas ações que estão sendo desenvolvidas, como o Selo de Qualidade para o Turismo no Vale do Ribeira.
A Rota do Chá foi tema da palestra de Janaína Zanela, da Agência Vale Up. “São muito importantes encontros como estes, pois temos a possibilidade de incentivar uns aos outros. Cada região está fazendo uma parte deste trabalho difícil que está sendo realizado, pois ainda estamos começando e não temos uma região com o turismo consolidado, mas é o que pretendemos”, afirmou Janaína Zanela.
No período da tarde, foi realizada uma visita técnica com a presença da representante do SETUR, Ana Carolina de Souza, que, a bordo do Catamarã, teve a possibilidade de conhecer melhor o município de Ilha Comprida, visitando o tradicional Balneário de Pedrinhas. 
Já no sábado (3), visita técnica foi realizada no município de Iguape. Ana Carolina foi recepcionada e guiada pela diretora Anísia Lourenço, do departamento municipal de Turismo, que a levou para um tour pelo centro histórico de Iguape. A representante do SETUR também recebeu diversas informações sobre a arquitetura colonial e tradição religiosa, com a Festa de Agosto em andamento. 
Ana Carolina também recebeu a obra de Mariana Carneiro sobre Iguape, diretamente do prefeito do município, Wilson Almeida Lima. A obra retrata um importante inventário sobre patrimônio natural, histórico e cultural do município.

Sobre o Autor

Codivar administrator

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Instagram