CODIVAR Participa do Lançamento do Programa ‘Vale do Futuro’ no Palácio dos Bandeirantes

porCodivar

CODIVAR Participa do Lançamento do Programa ‘Vale do Futuro’ no Palácio dos Bandeirantes

Programa busca o desenvolvimento do Vale do Ribeira e tem o CODIVAR como parceiro

O CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul) marcou presença no lançamento do programa “Vale do Futuro”, que aconteceu na última quinta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes.
O programa é uma iniciativa Governo do Estado de São Paulo e tem o CODIVAR como parceiro. Boa parte das medidas que foram adotadas dentro do programa foram baseadas em um levantamento feito consórcio em 2018. Os estudos do plano estratégico duraram nove meses e, durante o período, municípios e lideranças da região foram ouvidos.

A iniciativa busca o desenvolvimento do Vale do Ribeira, com o foco em geração de emprego, renda e qualidade de vida. De acordo com o governador João Dória, até o fim de sua gestão, em 2022, a região receberá R$ 2 bilhões em investimentos. Metade do valor será investido pelo governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada.
O programa visa aumentar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Vale do Ribeira, que atualmente, é de 0,711, sendo abaixo da média estadual (0,783). Além disso, o objetivo é aumentar a soma de tudo que a região produziu por pessoa. O PIB per Capita (2016) do Vale do Ribeira (24,6 mil) é quase a metade da média do estado (47 mil).
A expectativa é que o programa aconteça em três etapas: a primeira terá o prazo de 12 meses, a segunda em um médio prazo de até 2022 e a terceira até 2030, com a agenda da ONU (Organização das Nações Unidas) atendendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o Prefeito de Miracatu e Presidente do CODIVAR, Ezigomar Pessoa, a região há muito tempo espera por uma iniciativa de desenvolvimento e que tudo isso foi fruto de um trabalho conjunto do CODIVAR, municípios e governo.
Já o superintende do CODIVAR, Wilber Rossini, destaca a importância do CODIVAR na movimentação de todo o programa: “Foi muito importante termos visto pela primeira vez, pela parte do governador, o reconhecimento do impacto da organização dos municípios em torno do plano estratégico, além de ter reconhecido, entre uma das entidades apoiadoras do programa ‘Vale do Futuro’, o alinhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que o CODIVAR também fez com o plano estratégico, e o respeito das diretrizes desenhadas e pensadas pelos municípios e prefeitos. Isso deu força para a governança local”, ressalta.

#CODIVAR #ValeDoFuturo

Sobre o Autor

Codivar administrator

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Instagram